Quando falamos em pré-natal, a primeira imagem que vem à mente é a consulta com o obstetra. Mas você sabia que existe também o pré-natal odontológico? Ele é fundamental para garantir a saúde bucal da gestante e contribuir para o bem-estar do bebê.

O ideal é que a grávida realize três visitas ao dentista durante a gestação. Isso porque problemas bucais, como infecções gengivais, podem aumentar o risco de o bebê nascer com baixo peso ou até mesmo prematuro.

Além disso, condições como a diabetes gestacional podem influenciar diretamente na saúde bucal da mãe e, consequentemente, afetar a saúde do bebê. A formação da placa bacteriana, aliada às alterações hormonais típicas desse período, favorece o surgimento da gengivite (inflamação da gengiva), que, se não tratada, pode evoluir para doença periodontal.

O tratamento odontológico durante a gestação é seguro e recomendado. Com acompanhamento profissional, é possível prevenir e tratar problemas bucais sem riscos, promovendo uma gestação mais saudável.

Mamães, não deixem de incluir o dentista na sua rotina de cuidados pré-natais. Cuidar do seu sorriso é também cuidar da vida que está chegando.
Dra Renata V. Lourenço cirurgiã-dentista, formada a 30 anos. Gestora clínica e proprietária da clínica
It odonto , localizada no bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo .

© Arquivo/MDS